Depois de mostrar aqui para você o bZ4x, é hora de conhecer como será o outro Toyota elétrico.


Em 14 de dezembro de 2021, o CEO da Toyota, Akio Toyoda, apresentou uma ampla gama de veículos elétricos em diferentes formas e tamanhos, incluindo modelos da Toyota e Lexus. Foi um claro esforço e uma forte resposta às críticas que recebeu pelas suas declarações contra a rápida passagem aos veículos elétricos ditada pelos políticos.


Toyota apresenta 13 novas propostas de veículos elétricos com lançamento até 2030.


Entre os carros novos já mencionados na Saga Toyota está o Toyota bZ4x com carroceria de SUV médio. Além deste modelo, muitos outros modelos com nomenclatura semelhante (bZ nas palavras de Beyond Zero) estão sendo considerados, e uma das novidades da nova linha elétrica da empresa japonesa é claramente o bZ1. Deveria se chamar (Asian Giant), que já possui os nomes bZ1, bZ2, bZ2x, bZ3, bZ4, bZ4x e bZ5 cadastrados).


Naquele momento, entre uma variedade de modelos e planos, havia um pequeno carro vermelho, chamado de "crossover bZ Small". Ele era semelhante ao Aygo X, mas elétrico, com formas ainda mais angulares e multifacetadas, resultado de detalhes precisos, como se o designer tivesse se utilizado de uma espada japonesa para criá-lo.


Esse novo carro elétrico da Toyota deve se chamar bZ1X, seguindo a mesma linha do bZ4X, um SUV-crossover que será vendido no próximo ano. Ainda não há confirmação oficial, mas ele pode ser apresentado no início de 2023 e começar a ser produzido no final do mesmo ano, com possível lançamento comercial em 2024, e a possibilidade de ser comercializado no Brasil.


Segundo fontes não oficiais, o lançamento do novo Toyota bZ1 está previsto para 2025. O design exterior é muito semelhante ao atual Toyota Aygo X, pelo que o novo modelo de produção tem uma carroçaria compacta com muitos elementos estéticos típicos de crossovers e SUVs.


Ao que tudo indica, o novo modelo será baseado na plataforma técnica e-TNGA, com motor elétrico instalado no eixo dianteiro e alimentado por uma bateria com capacidade entre 35 e 45 kWh, o que deverá proporcionar uma autonomia de aproximadamente 300 km.


Finalmente, o preço é outra das informações que alguns meios de comunicação vazaram de forma não oficial nos últimos dias, já que a produção final do Toyota bZ1 pode custar entre 15.000 e 20.000 euros, essa última taxa que define o preço limite de outros modelos elétricos compactos que serão lançados nos próximos anos, como o também anunciado VW ID.2 (embora neste caso as dimensões do veículo alemão sejam um pouco maiores do que as do veículo japonês).