Recentemente, pesquisa encomendada pelo banco Itaú revelou que o brasileiro deseja ter um carro elétrico ou híbrido, nova coqueluche do mercado automotivo.

De acordo com o levantamento feito com 100 mil clientes do banco, 62% deles revelaram ter a intenção de comprar um automóvel zero emissão no futuro, o que confirma as teorias de diferentes associações e entidades especializadas no país.

A julgar pelo ótimo crescimento das vendas dos carros elétricos e híbridos e da consequente popularização desses modelos, os números da pesquisa se tornam bem plausíveis, mesmo esses automóveis tendo custo de aquisição mais elevado.

Mas, afinal, qual a melhor opção para o sonho do elétrico / híbrido?

Para definir qual a melhor opção, vale a pena conferir a trajetória de vendas. Em janeiro, foram registrados 367 emplacamentos de carros 100% elétricos no Brasil, sendo o modelo da marca sueca o responsável por quase um terço dessas vendas. O segundo colocado, o Nissan Leaf, líder em 2021, teve 41 unidades negociadas.

Somando todos os eletrificados, o Brasil teve 2.558 emplacamentos em janeiro, o melhor da história dentro dos registros da ABVE, com crescimento de 93% em relação ao mesmo período de 2021. O líder entre todos os eletrificados foi o Toyota Corolla Cross, com 908 emplacamentos na versão Hybrid.

Toyota Corolla Cross: campeão de vendas

Não é à toa que o Toyota Corolla Cross atingiu o patamar de campeão de vendas entre os carros elétricos e híbridos. Basta quem busca o conforto e espaço de um SUV olhar para os benefícios do modelo, que são imbatíveis dentro da categoria.

Mas não quer abrir mão do baixo consumo de combustível tem no Corolla Cross Hybrid uma solução ideal. Nas mesmo

O mais recente crossover da Toyota une o melhor dos dois mundos: o espaço e a versatilidade de um utilitário esportivo e a autonomia de combustível da motorização híbrida. Tudo isso com a praticidade de não precisar de recarga. 

O principal destaque do modelo, que em poucos meses de lançado se tornou o híbrido mais vendido do país, é dar opções aos clientes: ele pode ser abastecido com gasolina e/ou etanol e também pode rodar apenas no modo elétrico enquanto houver carga na bateria.

O que tem agradado os proprietários é a praticidade: o sistema faz o sozinho o gerenciamento de energia, ou seja, o motor é recarregado com energia cinética excedente das acelerações e frenagens, sem a necessidade de uma tomada externa para recarga.

Esse conjunto fornece uma potência combinada de 122 cv e torque de 16,6 kgfm imediatos entregues pelos motores elétricos, o que resulta em respostas muito rápidas ao toque no acelerador. Outro desempenho que chama atenção é o de consumo: apesar de o Corolla Cross Hybrid ser um modelo espaçoso e robusto, em nossa avaliação em Salvador, ele foi capaz de percorrer quase 15 km com apenas um litro de etanol.

O consumidor ainda pode escolher entre três formas de rodar: no modo Power - que privilegia a performance máxima -, o modelo elétrico - sem emitir poluentes e gastar combustível, em baixas velocidades - e o modelo econômico, que privilegia o consumo durante todo o percurso.

E aí, ficou com vontade de dirigir um Toyota Corolla Cross Hybrid? Então que tal dar uma passadinha na Saga Toyota e conhecer de perto – e até mesmo dirigir – os nossos modelos incríveis? Venha hoje mesmo!