A violência é um mal social que lamentavelmente atinge os centros urbanos de forma endêmica e intensa - e com um dos focos dela direcionados ao furto e roubo de veículos.

E, convenhamos, não há nada mais desagradável e atemorizante a um motorista do que chegar ao veículo e encontra-lo arrombado – ou mesmo perdê-lo em um assalto a mão armada.

Para evitar essa sensação, diante de um cenário em que as estatísticas de roubo e furto de veículos são alarmantes, não resta alternativa senão proteger o carro de todas as formas, inclusive com medidas aparentemente “bobas”.

Mas acredite: por mais óbvia que possa parecer a medida de proteção ao seu veículo, ela é essencial à inibição da ação do ladrão, evitando, assim, aborrecimentos.

Confira, a seguir, tudo o que pode fazer para proteger seu veículo da ação dos malfeitores.

Não deixe nada dentro do seu carro

Esta é uma das dicas mais negligenciadas por motoristas, o que é um erro colossal. Qualquer coisa à vista de bandidos, até mesmo um envelope com jornais velhos, pode gerar arrombamento do veículo.

Portanto, a dica é: retire todos os objetos que possam ser vistos no interior do veículo, sobretudo eletrônicos, pastas e envelopes.

Lugar de compras é no porta-malas do seu carro

Fez compras no supermercado ou no shopping? Guarde-as no porta-malas, mesmo que seu destino seguinte seja o local para onde as compras irão.

Dessa forma, o interior do seu veículo fica discreto, não chamando a atenção nem estacionado nem de eventuais bandidos que usem motos para assaltos.

Estacione o seu carro sempre em lugares seguros e bem iluminados

Este é outro cuidado que evita arrombamentos e mesmo o risco de abordagem na hora de desembarcar ou retornar ao veículo.

Prefira sempre estacionar em locais movimentados e bem iluminados, caso opte por estacionamentos públicos.

No entanto, a melhor opção para o seu veículo sempre serão estacionamentos privativos, que contenham acesso restrito de pessoas e rondas frequentes.

Tranque o seu carro ao deixá-lo

É bastante comum os motoristas se esquecerem de travar o veículo, facilitando assim a ação de bandidos, que, neste caso, sequer precisam se utilizar do expediente do arrombamento.

Por isso, cheque sempre se o veículo foi trancado. Em caso de dúvida, retorne ao carro para se certificar do travamento das portas.

Verifique ao redor do seu carro antes de entrar em garagens

Muitas abordagens de criminosos acontecem durante a espera da abertura do portão da garagem.

É fundamental, portanto, que você esteja sempre alerta, conferindo retrovisores, como está o ambiente próximo ao portão por onde entrará o seu veículo.

Se desconfiar de algo, não pare o carro em frente ao portão. Retorne o veículo ou siga em frente.

Não fique dentro do seu carro quando este estiver parado

Este tipo de prática é uma das melhores iscas para bandidos que querem promover sequestros-relâmpagos.

Portanto, não fique dentro do veículo esperando pessoas, namorando nem mesmo conversando. 

Ao fazer isso, você se torna presa fácil de criminosos que podem levar muito mais do que “apenas” o seu carro.

 Invista em equipamentos de segurança para o seu carro

Está aí um investimento que vale a pena fazer a fim de evitar furtos e roubos ao seu veículo: equipamentos de segurança.

Rastreadores, localizadores e bloqueados são excelentes ferramentas de segurança, capazes de prevenir furtos de veículos ou mesmo, em caso de roubo, resgatá-los das mãos dos criminosos.

O bloqueador serve para interromper a ignição e bloquear a bomba de combustível, o que inevitavelmente resultará na paragem do carro logo após o furto ou roubo.

Já o localizador informa a localização do carro após o ato criminoso sofrido, enviando dados precisos à polícia por meio de central de monitoramento.

Quanto ao rastreador, é considerado um equipamento mais moderno, capaz de informar a localização do veículo, permitindo também consultas de localização sem a necessidade de acionamento da central de atendimento.

Como você pode ver, tomar algumas precauções ajuda muito a evitar a desagradável surpresa de encontrar o seu veículo furtado ou de ser vítima de um traumatizante roubo do seu carro.

O nosso maior querer - para nós, da Saga Toyota - é ter você e seu veículo protegidos contra a violência. Visite as nossas lojas Saga e veja de perto o valor que damos aos clientes e veículos. São as nossas joias!