O projeto da picape elétrica Hilux está nas mãos da unidade tailandesa da empresa, mas ainda levará algum tempo até chegar ao mercado.


O carro-conceito elétrico Hilux e o IMV 0 foram apresentados em cerimônia que marcou os 60 anos da entrada da marca japonesa na Tailândia. Durante o evento, a Toyota revelou seus dois primeiros protótipos de picapes elétricas. O próprio presidente da montadora, Akio Toyoda, apresentou os projetos atualmente em desenvolvimento no país.


60° Aniversário da Toyota no mercado tailandês. - Foto: Divulgação.



Toyota Hilux Revo BEV Concept: Versão elétrica da Toyota Hilux


O conceito Toyota Hilux Revo BEV foi exposto no evento e seu design menos elaborado já indica seu destino dentro do segmento de picapes. Será uma caminhonete de cabine simples inerentemente funcional.


Toyota Hilux Revo BEV Concept. - Foto: Divulgação



A marca japonesa ainda não divulgou qualquer informação sobre a mecânica e bateria ou a lista de itens de série. Segundo o próprio presidente e CEO da Toyota Corporation, a Hilux elétrica ainda está a mais de um ano de chegar ao mercado. Isso significa que não veremos a versão final até 2024, quando a picape média já poderá vir a ser uma nova geração.


Toyota IMV 0. - Foto: Divulgação.



O outro carro conceito elétrico apresentado ao lado da Hilux era o Toyota IMV 0, uma picape menor e que, de acordo com Akio Toyoda, será o modelo responsável por ajudar no crescimento econômico. Provavelmente porque sua versão final custará menos e estará preparada para receber acessórios.


Toyoda também respondeu às críticas da mídia e defendeu o BEV como apenas uma das maneiras de atingir as metas globais de neutralidade de carbono. Confira:


Muitas vezes sou criticado porque não declaro que a indústria automotiva deva se comprometer em ter 100% de carros elétricos. Francamente, os BEVs não são a única maneira de atingir as metas mundiais de neutralidade de carbono. Particularmente, prefiro buscar todas as opções, não apenas uma. Combustíveis sintéticos livres de emissões, hidrogênio, veículos elétricos híbridos, veículos elétricos plug-in e carros elétricos, como o nosso novo bZ4X. Temos veículos com célula de combustível como o nosso Toyota Mirai e estamos buscando opções de combustível de hidrogênio para o GR Yaris”.