Acredite: a Toyota é a marca mais cotada para ser a fornecedora do meio de transporte para os astronautas que realizarão missões em nosso satélite natural – a Lua.

É isto mesmo! Na conferência realizada neste mês de julho, pesquisadores da Nasa informaram que estão trabalhando conjuntamente com a Jaxa (agência espacial japonesa) para colocar um Jipe da Toyota desenvolvido para este fim em solo lunar até 2015.

Este projeto de um veículo lunar está em curso, nos laboratórios da Toyota, desde 2019, quando foi então anunciada a criação de um modelo de seis rodas especialmente pressurizado e que funciona a partir de células elétricas alimentadas a partir da luz solar.

Dessa forma, a ideia é que o jipe da Toyota tenha até 10 mil quilômetros de autonomia, de modo que permita aos astronautas um alcance de exploração elevado e seguro.

E por falar em segurança, o maior desafio da Toyota é produzir um veículo lunar absolutamente seguro, capaz de proporcionar todas as adequadas condições de pressurização e oxigenação, a fim de manter a integridade dos astronautas.

É preciso, ainda, que se constitua, o carro lunar da Toyota, de material altamente resistente, para que as características do terreno da Lua – repleto de crateras – sejam enfrentadas com tranquilidade e sem contratempos.

Vale lembrar que, além das imensas e inúmeras crateras, o solo lunar tem um sexto da gravidade da Terra e conta com alta radiação e variações bruscas de temperatura.

Há quem recomende que a Toyota, durante os testes, utilize as vias e ruas do Brasil, bastante semelhante, segundo muitos, ao solo da Lua em crateras.

Brincadeiras à parte, a ideia do programa da Nasa é mandar o jipe lunar a partir de 2025, um ano após o início da Missão Artemis – que objetiva transportar, após 50 anos, um humano à Lua.

Para esta nobre missão, a Toyota já mandou um recado: conte com ela e toda a sua expertise!  

E aí, gostou desta novidade da Toyota na Lua? Maravilha! Então continue acompanhando a Saga Toyota aqui pelo blog e redes sociais, onde nossas dicas, novidades e promoções sempre aparecem!