A Toyota tem se destacado como uma referência no desenvolvimento de soluções mais sustentáveis no setor automotivo. 


A marca japonesa tem investido fortemente em tecnologias híbridas e elétricas, com o objetivo de reduzir a emissão de gases poluentes. 


Com o compromisso de lançar mais carros elétricos até 2026, a Toyota busca incentivar a adoção de veículos com menor impacto ambiental.


Recentemente, a montadora anunciou uma parceria com a ExxonMobil para criar "misturas inovadoras" de combustíveis que podem reduzir as emissões de carbono em até 75%. 


O projeto tem como objetivo desenvolver uma gasolina mais limpa e menos poluente, em linha com os valores da Toyota de promover a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. 


Com essa iniciativa, a Toyota reforça o seu compromisso em contribuir para a construção de um futuro mais sustentável para todos.


O que sabemos sobre a novidade até agora; confira


De acordo com as primeiras análises realizadas pela Toyota, a gasolina menos poluente produzida por meio da parceria com a ExxonMobil pode ser utilizada em praticamente qualquer carro moderno, sem a necessidade de qualquer alteração nos postos de combustível. 


Essa notícia é bastante positiva e reforça a viabilidade da utilização de combustíveis mais limpos para reduzir os impactos ambientais causados pelo setor automotivo.


Os objetivos seguintes do projeto consistem em expandir a produção em larga escala e tornar o combustível menos poluente mais acessível financeiramente aos motoristas. 


Esses desafios são cruciais para que a iniciativa da Toyota e ExxonMobil tenha um impacto significativo e possa ser adotada em grande escala no futuro.


A Toyota ainda não divulgou uma data específica para o lançamento da nova gasolina menos poluente. Além de contribuir para a redução de emissões, essa estratégia faz parte do plano da montadora japonesa de prolongar a vida útil dos carros a combustão pelos próximos cem anos. 


A Toyota já sinalizou que não tem planos de aposentar totalmente o motor a combustão tão cedo, e busca desenvolver soluções que permitam uma coexistência mais sustentável entre diferentes tipos de tecnologias de propulsão.


A Toyota tem planos de fabricar hidrogênio no território brasileiro


Recentemente, a Toyota divulgou novas colaborações para a produção em grande escala de hidrogênio verde a partir de etanol no Brasil. O objetivo dessa iniciativa é também contribuir para a diminuição de emissões poluentes, e conta com a participação de empresas como Shell Brasil e Raízen, além de instituições como a Universidade de São Paulo (USP), o Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) e o Senai CETIQT.


Para dar início ao projeto, a Toyota cederá um modelo do seu carro movido a hidrogênio com célula de combustível (Fuel Cell Eletric Vehicle), o Mirai, para validação da tecnologia.


“A produção local de hidrogênio renovável por meio da reforma do etanol é uma solução eficiente, sustentável e facilmente replicável globalmente, devido ao baixo custo de transporte do biocombustível.’’

Mateus Lopes, diretor de Transição Energética e Investimentos da Raízen.


Além disso, a colaboração também prevê a construção de uma instalação que terá capacidade para produzir 4,5 kg/h de hidrogênio, e que deve começar a operar no primeiro semestre de 2024 no campus da USP em São Paulo (SP).