A Toyota é mundialmente reconhecida por sua qualidade, durabilidade e confiabilidade. Mas os carros antigos da Toyota foram os verdadeiros responsáveis por construir essa reputação, unindo robustez, desempenho e inovação em cada modelo.
Antes dos sucessos modernos, esses clássicos marcaram época e ajudaram a consolidar o nome da marca no mundo automotivo.
Neste artigo, a Saga Toyota leva você a uma viagem no tempo para relembrar os carros antigos mais famosos da Toyota, incluindo ícones que encerraram a produção e as primeiras versões daqueles que continuam a fazer história até hoje.
Os modelos que fizeram história e saíram de linha
Toyota 2000 GT (1967 – 1970)
Por Arend from Oosterhout, Netherlands - Toyota 2000GT 1968, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=64249651
O 2000 GT é o esportivo que colocou a Toyota no mapa global como fabricante de carros de alta performance. Considerado o primeiro "supercarro japonês", sua produção foi extremamente limitada, tornando-o um item raro de colecionador.
Seu design elegante e motor de seis cilindros em linha eram inovadores para a época.
Ano de lançamento: 1967.
Encerramento: 1970.
Curiosidade: foi fabricado em parceria com a Yamaha.
Toyota Celica (1970 – 2006)

Por Mytho88 - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4681922
O Celica foi um cupê esportivo compacto que marcou época ao longo de sete gerações. Sua primeira geração foi inspirada no sucesso do 2000 GT.
Curiosidade: o nome Celica é derivado da palavra latina coelica, que significa "celestial". Além disso, o Celica conquistou fama mundial ao vencer o Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) com a versão GT-Four, equipada com tração integral e motor turbo potente. O modelo é lembrado pela transição de tração traseira (RWD) para tração dianteira (FWD) em 1986.
Ano de lançamento: 1970.
Encerramento: 2006.
Toyota Paseo (1991 – 1999)

Por Charlie from United Kingdom - 1996 Toyota Paseo ST, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=38912182
O Paseo, também conhecido como Toyota Cynos no Japão, era um cupê esportivo compacto baseado na plataforma do Toyota Tercel. Era conhecido por seu design jovial e a segunda geração teve uma opção conversível.
Ano de lançamento: 1991.
Encerramento: 1999.
Toyota Bandeirante (1958 – 2001)

Por Pedro Spoladore - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4213456
O Bandeirante foi o primeiro veículo da Toyota fabricado no Brasil, consolidando a imagem de confiabilidade da marca no país ao longo de quase quatro décadas.
História no Brasil: sua produção em São Bernardo do Campo (SP) começou em 1962, nacionalizando o Land Cruiser e rebatizando-o como Bandeirante.
Curiosidade do motor: até 1994, o Bandeirante utilizou motores a diesel da Mercedes-Benz (famílias OM-324, OM-314 e OM-364), um fator que contribuiu para sua fama de indestrutível.
Versatilidade: foi utilizado por diversos setores, como Exército, Polícia, Correios e IBAMA, e serviu como apoio na construção da Rodovia Transamazônica.
Ano de lançamento: 1958 (no Brasil).
Encerramento: 28 de novembro de 2001 (última unidade produzida).
Nova geração: em outubro deste ano, foi apresentado o Toyota Land Cruiser FJ, reinterpretando o legado do Bandeirante com visual retrô e mecânica moderna, com lançamento previsto para meados de 2026.
Os modelos que continuam na ativa
Toyota Corolla (desde 1966)
By TTTNIS - Own work, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=34341922
O Corolla é o carro mais vendido da história da indústria automobilística, com mais de 50 milhões de unidades produzidas desde o seu lançamento. A primeira geração era um carro pequeno e modesto que rapidamente ganhou o mundo.
A Importância: o Corolla não só estabeleceu a reputação da Toyota em termos de qualidade e preço acessível, como também definiu o padrão global para carros familiares compactos. A marca conseguiu manter o sucesso do modelo por mais de 50 anos, adaptando-o às necessidades de 12 gerações.
Lançamento da 1ª geração (KE10): novembro de 1966.
Status: em produção (a Toyota já produziu 12 gerações do modelo).
Toyota Hilux (desde 1968)
By Tennen-Gas - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5285869
A Hilux é a picape da Toyota sinônimo de resistência, frequentemente associada à capacidade de superar os terrenos mais difíceis. Ela foi lançada inicialmente no Japão para atender à demanda por utilitários leves.
Evolução: a picape começou com um motor 1.5L e uma cabine simples. Sua fama de ser indestrutível foi cimentada através de inúmeros testes e expedições ao redor do mundo. Hoje, ela é um veículo global com tecnologia avançada e versões de luxo.
Lançamento da 1ª geração: março de 1968.
Status: em produção (atualmente na 8ª geração).
Toyota Land Cruiser (desde 1960)
By Toyotacoronaexsaloon - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=135453652
O Land Cruiser é o irmão mais velho e global do Bandeirante, uma linha de SUVs off-road lendária, com produção em diversas séries (40, 60, 70, 80, etc.).
Origem: o projeto começou em 1951, visando o uso militar (modelo BJ), mas rapidamente se tornou um utilitário civil. Seu nome (Land Cruiser) foi adotado em 1954.
Lançamento da série 40 (primeira versão de longa duração): 1960.
Status: em produção (a série 70, por exemplo, é fabricada desde 1984).
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Desde os clássicos que definiram uma era até os modelos mais vendidos e atuais, o legado da Toyota é inegável. A paixão por carros antigos reside na história, mas a inovação está sempre nas novas gerações.
A durabilidade e confiabilidade vistas nesses modelos pioneiros são mantidas nos veículos que o Grupo Saga oferece hoje.
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