A Toyota é mundialmente reconhecida por sua qualidade, durabilidade e confiabilidade. Mas os carros antigos da Toyota foram os verdadeiros responsáveis por construir essa reputação, unindo robustez, desempenho e inovação em cada modelo. 

Antes dos sucessos modernos, esses clássicos marcaram época e ajudaram a consolidar o nome da marca no mundo automotivo.

Neste artigo, a Saga Toyota leva você a uma viagem no tempo para relembrar os carros antigos mais famosos da Toyota, incluindo ícones que encerraram a produção e as primeiras versões daqueles que continuam a fazer história até hoje.

Os modelos que fizeram história e saíram de linha

Toyota 2000 GT (1967 – 1970)


Por Arend from Oosterhout, Netherlands - Toyota 2000GT 1968, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=64249651

O 2000 GT é o esportivo que colocou a Toyota no mapa global como fabricante de carros de alta performance. Considerado o primeiro "supercarro japonês", sua produção foi extremamente limitada, tornando-o um item raro de colecionador. 

Seu design elegante e motor de seis cilindros em linha eram inovadores para a época.

  • Ano de lançamento: 1967.

  • Encerramento: 1970.

  • Curiosidade: foi fabricado em parceria com a Yamaha.

Toyota Celica (1970 – 2006)


Por Mytho88 - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4681922

O Celica foi um cupê esportivo compacto que marcou época ao longo de sete gerações. Sua primeira geração foi inspirada no sucesso do 2000 GT.

  • Curiosidade: o nome Celica é derivado da palavra latina coelica, que significa "celestial". Além disso, o Celica conquistou fama mundial ao vencer o Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) com a versão GT-Four, equipada com tração integral e motor turbo potente. O modelo é lembrado pela transição de tração traseira (RWD) para tração dianteira (FWD) em 1986.

  • Ano de lançamento: 1970.

  • Encerramento: 2006.

Toyota Paseo (1991 – 1999)


Por Charlie from United Kingdom - 1996 Toyota Paseo ST, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=38912182

O Paseo, também conhecido como Toyota Cynos no Japão, era um cupê esportivo compacto baseado na plataforma do Toyota Tercel. Era conhecido por seu design jovial e a segunda geração teve uma opção conversível.

  • Ano de lançamento: 1991.

  • Encerramento: 1999.

Toyota Bandeirante (1958 – 2001)


Por Pedro Spoladore - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4213456

O Bandeirante foi o primeiro veículo da Toyota fabricado no Brasil, consolidando a imagem de confiabilidade da marca no país ao longo de quase quatro décadas.

  • História no Brasil: sua produção em São Bernardo do Campo (SP) começou em 1962, nacionalizando o Land Cruiser e rebatizando-o como Bandeirante.

  • Curiosidade do motor: até 1994, o Bandeirante utilizou motores a diesel da Mercedes-Benz (famílias OM-324, OM-314 e OM-364), um fator que contribuiu para sua fama de indestrutível.

  • Versatilidade: foi utilizado por diversos setores, como Exército, Polícia, Correios e IBAMA, e serviu como apoio na construção da Rodovia Transamazônica.

  • Ano de lançamento: 1958 (no Brasil).

  • Encerramento: 28 de novembro de 2001 (última unidade produzida).

  • Nova geração: em outubro deste ano, foi apresentado o Toyota Land Cruiser FJ, reinterpretando o legado do Bandeirante com visual retrô e mecânica moderna, com lançamento previsto para meados de 2026. 

Os modelos que continuam na ativa

Toyota Corolla (desde 1966)


By TTTNIS - Own work, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=34341922

O Corolla é o carro mais vendido da história da indústria automobilística, com mais de 50 milhões de unidades produzidas desde o seu lançamento. A primeira geração era um carro pequeno e modesto que rapidamente ganhou o mundo.

  • A Importância: o Corolla não só estabeleceu a reputação da Toyota em termos de qualidade e preço acessível, como também definiu o padrão global para carros familiares compactos. A marca conseguiu manter o sucesso do modelo por mais de 50 anos, adaptando-o às necessidades de 12 gerações.

  • Lançamento da 1ª geração (KE10): novembro de 1966.

  • Status: em produção (a Toyota já produziu 12 gerações do modelo).

Toyota Hilux (desde 1968)

By Tennen-Gas - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5285869

A Hilux é a picape da Toyota sinônimo de resistência, frequentemente associada à capacidade de superar os terrenos mais difíceis. Ela foi lançada inicialmente no Japão para atender à demanda por utilitários leves.

  • Evolução: a picape começou com um motor 1.5L e uma cabine simples. Sua fama de ser indestrutível foi cimentada através de inúmeros testes e expedições ao redor do mundo. Hoje, ela é um veículo global com tecnologia avançada e versões de luxo.

  • Lançamento da 1ª geração: março de 1968.

  • Status: em produção (atualmente na 8ª geração).

Toyota Land Cruiser (desde 1960)


By Toyotacoronaexsaloon - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=135453652

O Land Cruiser é o irmão mais velho e global do Bandeirante, uma linha de SUVs off-road lendária, com produção em diversas séries (40, 60, 70, 80, etc.).

  • Origem: o projeto começou em 1951, visando o uso militar (modelo BJ), mas rapidamente se tornou um utilitário civil. Seu nome (Land Cruiser) foi adotado em 1954.

  • Lançamento da série 40 (primeira versão de longa duração): 1960.

  • Status: em produção (a série 70, por exemplo, é fabricada desde 1984).

Encontre o seu Toyota lendário na Saga

Desde os clássicos que definiram uma era até os modelos mais vendidos e atuais, o legado da Toyota é inegável. A paixão por carros antigos reside na história, mas a inovação está sempre nas novas gerações. 

A durabilidade e confiabilidade vistas nesses modelos pioneiros são mantidas nos veículos que o Grupo Saga oferece hoje.

Quer conhecer a evolução dos modelos que continuam em produção e encontrar a confiabilidade Toyota? Visite uma concessionária Saga Toyota ou fale conosco e descubra o veículo perfeito para você.