Veículos híbridos no Brasil: Toyota foi responsável por 65% do mercado em 2019


A Toyota, marca pioneira na introdução e popularização da tecnologia no Brasil, participou - graças ao Corolla, RAV4 e Prius – com 67,6% de todo o mercado de híbridos nacionais, em 2019.

Este feito é um orgulho para a marca japonesa, que tem como meta oferecer, até 2025, um portfólio de veículos 100% híbrido.

Lançado em setembro de 2019, o Corolla, primeiro híbrido flex do mundo, somou 3.635 unidades vendidas nos quatro meses do ano passado – um desempenho que já consolida o modelo como carro-chefe para o avanço da hibridização no Brasil.

E mais: a chegada do Toyota Corolla revela-se um verdadeiro divisor de águas na indústria automotiva brasileira, até pelo aporte econômico aplicado na unidade fabril de Indaiatuba (SP), de R$ 1 bilhão.

Este sucesso da nova geração do veículo mais vendido do mundo, que conta com design reestilizado, com mais itens de segurança e conforto, se deve, em grande parte, à estratégia de hibridização da marca no país.

O Corolla híbrido em detalhes

Cada vez mais conquistando a garagem dos brasileiros, o Toyota Corolla,  além de Toyota Safety Sense (TSS), item que faz dele o sedã médio com mais artigos de segurança ativa do Brasil, possui um inédito sistema híbrido.

Este combina um motor a gasolina 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkison flex, com 101 cavalos de potência quando abastecido com etanol, e 98 cavalos quando abastecido com gasolina, além de 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm, combinado com dois motores elétricos de 72 cavalos de potência e 16,6 kgfm de torque.

O porta-malas, por sua vez, mantém os 470 litros da geração anterior, enquanto o tanque de combustível tem 43 litros para a configuração híbrida.

Já em relação às medidas, a nova plataforma apresenta os seguintes números: 4,63 metros de comprimento (10 mm maior); 1,78 metro de largura (5 mm maior); 1,45 metro de altura (20 mm menor) e os mesmos 2,70 metros de distância entre os eixos.

Quer saber mais detalhes sobre este híbrido que é campeão de vendas e sucesso de crítica? 

Siga a páginas da Saga Toyota nas redes sociais e veja mais detalhes sobre o Toyota Corolla.