Blog - Saga Toyota

Um guia para cuidar bem do seu Toyota

10/11/2020

Um dos segredos para garantir a boa durabilidade e, no futuro, uma ótima revenda do seu Toyota, passa pelo cuidado e zelo constantes que você deve ter com o seu carro.

Não se trata exclusivamente – embora também o seja – de uma preocupação em garantir um pleno funcionamento ao veículo ou mantê-lo esteticamente agradável, mas, como descrito acima, de garantir também, em futura venda, uma valorização extra. 

Mas, afinal, talvez você se pergunte, o que devo fazer para conservar o meu Toyota em ótimo estado? Quais cuidados são importantes para deixá-lo uma máquina bela e possante mesmo após anos de uso?

Foi exatamente com o propósito de te auxiliar com formas e meios para cuidar bem do seu Toyota que preparamos este guia com dicas preciosas que irão te informar e ajudar bastante.


Abasteça com combustível de qualidade 

O fato de esta ser a primeira orientação deste guia não significa que se trata de dica mais essencial que as seguintes. No entanto, efetivamente, esta é uma dica super relevante! 

A utilização de gasolina de alto padrão e qualidade comprovada qualidade traz não só benefícios imediatos – como o bom desempenho ao carro – como aqueles mais a longo prazo, assegurando, assim, durabilidade ao motor e a todo o sistema mecânico.

Por isso, escolha abastecer o seu Toyota, sempre que puder, em postos tradicionais. E mais: certifique-se se o estabelecimento tem as licenças conferidas pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) e INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Para garantir a eficiência do abastecimento do seu Toyota, peça ainda a análise do combustível na hora do abastecimento. É um direito seu conferido pela norma.


Cheque regularmente o nível de óleo

A maioria das pessoas sabe: o óleo automotivo serve para lubrificar, limpar, proteger e refrigerar o motor do carro. Quando o óleo está velho ou abaixo do nível ideal, estas serventias do óleo ficam prejudicadas, o que impacta na vida útil do motor.

Por isso, é fundamental que, a cada duas semanas, no máximo, o nível e a textura do óleo do seu Toyota, sejam verificados. Se necessário, faça a troca imediatamente.


Não descuide da bateria do carro 

Há um mito no segmento automotivo de que a bateria do carro morre silenciosamente. Não é verdade! A bateria sempre dá sinais de fraqueza, inclusive, no seu Toyota, esses sinais são alertados no painel do veículo.

Outra ação importante é verificar, regularmente, se há vazamentos ou qualquer acúmulo de minerais ao redor da bateria. Caso tenha, limpe-os com um pincel de limpeza. Bateria saudável é sinônimo do seu Toyota saudável.


Não lave o carro em qualquer esquina

Em relação à frequência com que o seu Toyota deve ser lavado, recomenda-se que essa higienização aconteça a cada quinze dias, a fim de se prevenir quanto aos riscos de manchas na pintura.

Mas atenção com a lavagem. O ideal é que seja a manual, ainda melhor opção dentre as tantas existentes com auxílio de máquinas. Lavagens a seco e automática podem prejudicar desde a lataria até a pintura do carro.


Cuidado ao estacionar

Uma verdade é incontestável: quando o carro é estacionado de modo correto, aborrecimentos são evitados. Primeiro, de ordem mecânica. Estacionar com as rodas viradas, por exemplo, prejudica o braço da suspensão.

Outro prejuízo que pode advir dessa má prática é de ordem estética. Batidinhas de portas alheias e até ações propositais de avaria ao carro por estacionar sem atenção às faixas no chão são problemas que prejudicam a lataria do carro.

Portanto, ao estacionar o seu Toyota, tenha muita atenção a estes dois aspectos – um de ordem mecânica, outro, estética.


Calibre com frequência os pneus 

Uma pesquisa recente da Michellin revelou que 45% dos motoristas rodam com a pressão dos pneus fora dos limites recomendados. Quando isso ocorre, a durabilidade do pneu cai em pelo menos 8 mil quilômetros, o consumo de combustível aumenta e a predisposição a acidentes também se eleva.

Portanto, pesquise qual a calibragem ideal para os pneus do seu Toyota e mantenha-os sempre na pressão correta. 


Verifique os freios 

Os freios, quando gastos, sempre sinalizam com ruídos, dificuldades para frear, frenagem longa (pedal fundo), trepidações ou luzes acesas no painel.

Portanto, fique sempre atento a esses sinais no seu Toyota. Caso apareçam, procure a autorizada para que profissionais especializados avaliem cada componente do sistema de freios.

Não negligencie a manutenção dos freios e faça o controle de manutenções.


Dirija com prudência

Uma premissa verdadeira no mundo automotivo é esta: a forma como você dirige interfere diretamente em como está o seu carro.

Ou seja, se você comumente dirige em alta velocidade e aciona os freios de maneira brusca, é provável que alguns mecanismos do motor e do sistema de freio, por exemplo, estejam desgastados.

Ao dirigir de forma inteligente, você gasta menos combustível, garante mais segurança a você e demais passageiros e, claro, cuida da saúde do seu Toyota.

Estas são, portanto, as dicas preciosas de hoje da Saga Toyota para o seu Toyota. Cuide dele com a atenção que ele merece. 


Fale conosco
Loading...