Com a crescente demanda por carros híbridos, o câmbio manual tem enfrentado um declínio em todo o mundo. No entanto, a Toyota está desafiando essa tendência ao trabalhar no desenvolvimento de uma transmissão manual para veículos híbridos, principalmente aqueles de alta performance. Dessa forma, a marca busca atender a uma parcela do mercado que ainda valoriza o controle e a interação proporcionados pelo câmbio manual, apesar da crescente preferência pelos sistemas automáticos.


A Toyota registrou recentemente uma patente para um sistema que torna mais fácil o uso de uma nova transmissão. Esse sistema tem como objetivo otimizar a conexão entre o motor elétrico e a combustão, permitindo uma melhor eficiência no gerenciamento do veículo. Dessa forma, a marca busca satisfazer os clientes que valorizam a experiência de condução, fornecendo um sistema mais refinado que possa melhorar o desempenho do carro e agradar aos motoristas que buscam um maior prazer ao volante.


O sistema opera de maneira similar a uma transmissão manual

De toda maneira, esse sistema possibilita um controle mais refinado do funcionamento da embreagem. Isso é obtido através de uma válvula alternadora que é equipada com diversos cilindros de embreagem. Esses cilindros são conectados tanto ao pedal quanto à central eletrônica, permitindo que o motorista possa selecionar as marchas da forma que preferir. Assim, o controle se assemelha muito ao de um câmbio manual tradicional, proporcionando uma experiência de condução mais envolvente e personalizada.


Compartilhe esse artigo nas redes sociais: