Apresentado à imprensa no último dia 3, o Toyota Corolla 2020 chega à 12ª geração no Brasil com a promessa de fazer jus ao posto de sedã mais vendido do mundo.

Moderno e elegante, o novo modelo traz o visual da versão europeia, com um design mais sóbrio e toques de esportividade.


Corolla 2020: o primeiro híbrido flex

Um dos destaques do Toyota Corolla 2020 é a versão híbrido flex – até então inexistente no mercado automotivo mundial – construída sobre a base do Prius.

Disponível nas configurações Altis e Altis Premium, o modelo usa a mecânica de três motores no cofre frontal – dois elétricos e um a combustão, 1.8 flex. Ou seja, capaz de trabalhar com gasolina ou etanol.

Nesta versão híbrida, não há uso de alternador, mas de inversor conectado à bateria. Já o câmbio automático do tipo CVT também é híbrido, eliminando a simulação de marchas existente nas versões comuns.

A Toyota divulgou os dados oficiais. O motor 1.8 flex gera 101 cavalos de potência e 14,5 kgfm de torque, enquanto os elétricos produzem 72 cavalos e 16,6 kgfm.

Corolla 2020: motor 2.0 Dynamic Force

Com dois modelos 2.0, nas versões GLi e XEi, o Corolla 2020 apresenta motor Dynamic Force, vindo do Lexus UX 250h. O sistema de injeção é combinado - indireta para baixas rotações e direta para altas – e atua no ciclo Atkinson para redução de consumo.

Esse conjunto mecânico rende, ao Toyota 2020 GLi e XEi, 177/169 cavalos de potência e 21,4 kgfm de torque – valores que o colocam no topo dos 2.0 aspirados.

Corolla 2020: outras novidades

A adoção de suspensão traseira por braços duplos em vez do eixo de torção é uma das novidades marcantes desta 12ª geração do Corolla.

Nas medidas, ocorreram também algumas mudanças. A carroceria, que preservou os 2,70 m de entre-eixos, teve ganhos milimétricos no comprimento e na largura. De mais notável, só os 3 cm a menos na altura – agora com 1,45 m, baixando assim o centro de gravidade em 1 cm.

Já o porta-malas mantém os 470 litros de capacidade.

Na estética, as mudanças são rapidamente identificáveis. Internamente, os materiais de revestimento ganharam qualidade e sofisticação, trazendo inclusive costura de verdade.

Com peças emborrachadas e macias ao toque, o painel e as portas também ganharam mais beleza e charme.

Vale destaque, ainda, a nova tela multimídia flutuante de 8 polegadas, localizada no alto, ao centro. Com software e processamento mais ágil, comporta as plataformas Android Auto e Apple Car Play.

Por fim, outra grande novidade: a Toyota ampliou de três para cinco anos a garantia do Corolla 2020.

O sedã mais vendido do mundo está imperdível! Em breve, na Saga Toyota.