A novidade é está mesmo, não há erro na chamada do post: a Toyota construirá uma cidade para testar os seus carros autônomos e robôs!

O anúncio da montadora aconteceu durante a CES (Consumer Eletronics Show) de 2020, a maior feira de tecnologia do mundo, que acontece em Las Vegas.

O arrojado projeto tem como nascedouro uma expressão japonesa que, para a Toyota, é quase um mantra: “genchi genbutsu”, que significa “ver com os próprios olhos”. 

Ou seja, a Toyota quer ver como funcionará na prática um projeto teórico que ela estabeleceu, que é o da cidade inteligente, apelidada de “Woven City” (cidade entrelaçada, na tradução literal).



Detalhes da cidade da Toyota

A Woven City, cidade inteligente da Toyota, terá cerca de 70 hectares e funcionará numa fábrica desativada da montadora, que ficava no pé do Monte Fuji.

Quem toca o projeto é o próprio presidente global da Toyota e CEO da marca, Akio Toyoda, que quer construir um “laboratório vivo” a fim de testar as tecnologias autônomas da empresa.

Para isso, a marca japonesa contratou arquitetos e urbanistas, que receberam a missão de construir uma cidade sem degraus, o que significa provê-la com plena acessibilidade.

Outro aspecto interessante da cidade será o sistema de iluminação, o qual está projetado para receber muita luz natural e com os prédios amplamente munidos de placas de energia fotovoltaica.

Quanto à locomoção dos habitantes, será feita por meio de veículos autônomos da Toyota – o e-Pallet, lançado na CES de 2018.

Este mesmo modelo será utilizado para entregas e para carrinho de vendas, como food truck.

Para habitar a cidade real, a Toyota convidará duas mil pessoas de diversos segmentos – engenheiros, cientistas e pessoas ligadas ao tema mobilidade.

O primeiro morador chegará a Woven City em 2021. E a estimativa da Toyota é de que candidatos não irão faltar.

Quer conhecer mais sobre a marca japonesa que faz de carros a cidades? Visite a Saga Toyota!