Em tempos de pandemia, a palavra “corona” virou estritamente sinônimo de algo ruim, mas você sabia que Corona foi um carro sedã médio da Toyota, lançado em 1957 com o objetivo de conquistar o americano?

Isto mesmo! Esse primeiro Corona era um simpaticíssimo carro de motor 1.0, com quatro cilindros. Possuía 3,91 metros de comprimento e durou – esta primeira geração – até 1960, tendo, a princípio, atingido apenas os mercados europeu e asiático.


A segunda geração do Toyota Corona veio entre 1960 e 1964 – desta vez com motores maiores, de 1.4 e 1.8 litros, tendo, por outro lado, o mesmo tamanho da geração anterior, sendo, portanto, para o mercado americano, um carro compacto e não médio, como era no Japão.

Foi assim que a Toyota, com o Corona, conseguiu marcar presença no mercado americano – o que fez logo aparecer a terceira geração do modelo, que durou de 1964 até 1970. A produção deste modelo acontecia na Coreia do Sul e Nova Zelândia.


O sucesso estrondoso nos Estados Unidos, no entanto, só aconteceria com a quarta geração, produzida de 1970 a 1973. Entre os fatores desse sucesso, estava o fato de o modelo ser econômico.

Veio ainda a sexta geração, que apresentou um carro maior com 4,4 metros e motor 2.4 litros. Foi apresentada ainda uma versão hatchback. Não parou por aí, a fabricação do Toyota Corona, tendo chegado até a décima geração.

É isto mesmo: o Toyota Corona durou até a décima geração, produzida entre 199 e 1998. Um detalhe importante, porém: na oitava geração, o Corona deixou de ser Corona para se chamar Carina – que durou até 2002.


E aí, gostou de conhecer a história deste Corona positivo, que nada tem a ver com o corona que hoje nos aflige em pandemia? Então que tal agora conhecer o presente da Toyota, visitando uma das nossas unidades ou as nossas redes sociais, onde nossas dicas, novidades e promoções sempre aparecem? Visite-nos pessoal ou virtualmente. Estamos te esperando.