Se você possui um veículo híbrido da Toyota, deve ficar atento: a marca convocou o recall de um milhão de veículos híbridos, por risco de incêndio.
Um defeito no chicote elétrico afetou diversos veículos do modelo Prius e do crossover C-HR, o que motivou a Toyota a convocar um recall.
Se você possui um desses modelos, não se preocupe, pois a manutenção é feita de forma rápida e gratuita.
Nós separamos para você todos os detalhes do recall, para que seja possível identificar se o modelo que está em sua garagem precisa ou não ser levado a uma concessionária. Confira as informações!

Detalhes sobre o recall

Novo Toyota Prius 2018
No início deste mês de setembro de 2018, a Toyota abriu um recall de um milhão de carros dos modelos Prius, Prius plug-in híbrido e do crossover C-HR. O que motivou a decisão foi um possível problema no sistema elétrico.
Se não resolvido, o defeito pode causar um incêndio no seu veículo, além de outros tipos de dano.
A Toyota informou que o problema está nos chicotes dos fios, que se conectam às unidades de controle de energia dos veículos. Nestes casos, os cabos podem se desgastar ao longo do tempo, gerar calor e, se houver acúmulo de poeira na região, o isolamento dos fios pode se desgastar e gerar um curto-circuito.
Sob as circunstâncias apresentadas, se um fio encostar no outro por desgaste no isolamento, o carro fica suscetível a um incêndio.

Modelos envolvidos

Novo Toyota Prius 2018
O recall aplica-se a veículos fabricados de junho de 2015 a maio de 2018. Os carros que podem apresentar o problema foram produzidos em diversos países.
Segundo informações da Toyota, mais da metade dos carros afetados está no Japão e aproximadamente 200 mil estão nos Estados Unidos. Os outros veículos estão no mercado europeu e em outras regiões do mundo.
Em números exatos, são 1,026 milhão de veículos híbridos envolvidos no recall. Neste número, estão inclusos 554.000 que foram vendidos no Japão, 217.000 na América do Norte e 219.000 na Europa.
Os modelos vendidos no Brasil são importados do Japão, local com maior número de carros afetados.
Até o momento, a Toyota do Brasil não obteve um retorno da matriz sobre os carros que estão em território brasileiro.
Entretanto, se você adquiriu um Prius ou um C-HR, é importante que você fique atento às notícias sobre o caso e compareça às manutenções periódicas. Desta forma, você estará garantindo a sua segurança e a de todos os passageiros que viajam com você.

Duração da manutenção

A manutenção pode durar de 30 minutos a 5 horas, dependendo do modelo e do grau de defeito apresentado no veículo. O mecânico da Toyota vai precisar controlar e depois reparar ou, se for o caso, substituir os cabos do motor.
Ainda não foi divulgada a lista de chassis envolvidos no recall, pois a Toyota aguarda um retorno da matriz com os detalhes.
Fique ligado que, assim que as informações forem divulgadas, a Saga Toyota terá as informações e estará pronta para reparar o seu veículo!